Aconteceu, nesta terça-feira (05), mais uma reunião do Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas para discutir o Plano Estratégico Institucional 2023/2029. Na ocasião, foi apresentado o hotsite do PEI, onde constarão todas as informações sobre o passo a passo da sua construção. Além disso, também foi discutida a metodologia que será aplicada para a realização das oficinas que definirão as ações dos eixos estratégicos estruturantes e finalísticos.

Na abertura do encontro, o diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques, agradeceu o envolvimento de membros e servidores na elaboração do Plano Estratégico Institucional 2023/2029 e da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), colegiado que está auxiliando o MPAL na construção do seu PEI. “Essa dedicação coletiva certamente fará com que elaboremos um plano estratégico que contemplará todas aquelas áreas que foram cobradas pela população quando realizamos as consultas públicas”, disse ele.

Na sequência, as Diretoria de Comunicação e de Tecnologia fizeram a apresentação do hotsite do PEI. Na ferramenta constam as principais informações sobre o plano, a exemplo dos valores, missão e visão, seus eixos temáticos estruturantes e finalísticos, a consulta pública realizada junto à sociedade, além de todas as notícias envolvendo a elaboração do Plano Estratégico Institucional.

Rogério Carneiro, integrante da CPE do CNMP, fez uma apresentação a respeito de como o Conselho Nacional criou a sua própria forma de planejar as ações do órgão e, na sequência, explicou a metologia que será aplicada na realização das oficinas previstas para acontecerem no mês de maio. “As mesas serão definidas por eixos temáticos, onde os seus integrantes discutirão os programas e ações que constarão dentro do PEI”, explicou.

Os eixos temáticos

O Plano Estratégico Institucional 2023/2029 do Ministério Público do Estado de Alagoas serpa composto por vários eixos temáticos tanto na área estruturante quanto na área fim. A partir deles serão elaboradas as temáticas mais específicas que serão abordadas, a partir de 2023, pelos membros e servidores.

Oficinas acontecerão em maio

Com a etapa de escolha dos eixos temáticos finalizada, o MPAL está se preparando agora para promover as oficinas onde será discutido o texto final do PEI. “Contamos muito com o envolvimento e a colaboração de cada um de vocês que integra o comitê. Teremos dois dias intensos de produção de conteúdo para que construamos um PEI capaz de atender os anseios da sociedade”, declarou a promotora de Justiça Stela Cavalcanti, que coordena a Asplage do MPAL.

As oficinas serão desenvolvidas em Maceió e em Arapiraca e vão ser comandadas pela Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP e pela Assessoria de Planejamento e Gestão do Ministério Público.

Reunião da Asplage apresenta hotsite do PEI e discute metodologia para realização de oficinas