O Plano Estratégico Institucional 2023/2029 do Ministério Público do Estado de Alagoas foi apresentado, nesta quinta-feira (5), ao Colégio de Procuradores de Justiça. Na ocasião, os membros do colegiado receberam informações detalhadas a respeito do PEI, quais etapas já foram realizadas e quais são os próximos passos para que o plano seja efetivamente construído, de modo que ele possa começar a ser executado a partir do ano que vem.

Na abertura da reunião, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, explicou ao Colégio que o MPAL fez a adesão ao Mapa Estratégico Nacional do Ministério Público 2020/2029, elaborado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). Por meio dessa adesão, a unidade ministerial alagoana passou a contar com o apoio e orientação da CPE para a elaboração do seu próprio plano. “Mais uma vez a gente agradece o apoio do CNMP, que está sendo fundamental para que construamos o PEI do MP alagoano para os próximos seis anos. Destacamos também que esse envolvimento de membros e servidores é essencial para que o nosso plano possa abarcar os principais anseios da sociedade que, ressalvemos, é a destinatária principal dos serviços do Ministério Público”, disse ele.

O presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheiro Moacyr Rey Filho, também participou do encontro e elogiou o empenho do Ministério Público do Estado de Alagoas para a construção do seu novo plano estratégico. “O MP de Alagoas está dando exemplo de como se faz um trabalho de forma colaborativa, aperfeiçoando uma parceria que deu certo e que serve de aprendizado para cada uma das partes envolvidas. Estar fazendo parte do planejamento estratégico da unidade ministerial alagoana significa, para o CNMP, muito mais do que compartilhar metodologia, significa, também, uma troca de experiências porque igualmente estamos recebendo conhecimento”, declarou.

Pelo CNMP, também participou o assessor da CPE do Conselho Nacional do Ministério Público, Rogério Carneiro, que aproveitou a oportunidade para explicar aos membros do Colégio como acontecerão as oficinas para elaboração do PEI 2023/2029.

Os detalhes do PEI

No encontro, a Assessoria de Planejamento Estratégico (Asplage) e as Diretorias de Comunicação e Tecnologia apresentaram detalhes sobre o PEI 2023/2029. A primeira explanação foi feira pela assessora da Asplage, promotora de Justiça Stella Cavalcanti. Ela detalhou como funciona o setor e que ele é dividido na Seção de Gestão Estratégica, Seção do Escritório de Projetos e Seção do Escritório de Processos. “Desde 2018 nós realizamos reuniões de análise estratégica mensais para acompanhamento dos planos de ação de todas as áreas estratégicas. Fazemos também a orientação e monitoramento dos resultados dos projetos e processos.

“Em números, queremos informar que, até o momento, a Asplage já registrou 65 membros que aderiram a diferentes projetos, alguns deles, inclusive, premiados pelo Conselho Nacional, a exemplo do Abuso Sexual: Notificar é Preciso, Agosto Lilás, Pró-Reservas e De Olho no Transporte Legal. Importante ressaltar também que criamos o Prêmio MPAL Excelência, o que tem servido de incentivo para membros e servidores. E, para além disso, temos 91 processos mapeados entre as áreas fim e meio, de maneira a otimizar os resultados organizacionais, eliminando etapas desnecessárias e melhorando os processos que se alinhem com os objetivos estratégicos institucionais”, acrescentou Stella Cavalcanti.

A Diretoria de Comunicação fez a apresentação seguinte, mostrando o plano de comunicação do novo PEI, instrumento no qual estão contidas as ações que o setor tem desenvolvido ao longo dos meses para que o público-alvo possa conhecer e ter perfeita compreensão sobre o Plano Estratégico Institucional. “Já estão sendo executadas iniciativas, dentro de uma campanha institucional, para aprimorar a imagem do MP, especialmente, junto à sociedade, com estratégias de divulgação do PEI 2023/2029 em tom positivo e convidativo, visando o engajamento e a continuidade da participação social”, informou a jornalista Janaina Ribeiro, diretora de comunicação do MPAL.

“Nosso objetivo é atingir todos os públicos-alvo, que são procuradores de Justiça, promotores de Justiça, servidores, estagiários e colaboradores do Ministério Público do Estado de Alagoas e a sociedade civil organizada de uma forma geral. E estamos fazendo isso por meio de releases enviados à imprensa, posts nas redes sociais do Ministério Público e nos nossos canais de comunicação interna”, acrescentou ela.

A Diretoria de Tecnologia e Informação também mostrou a execução do seu trabalho. Aos presentes, a equipe apresentou o hotsite que foi construído. “É uma ferramenta que contempla tudo o que envolve o PEI, como notícias, linha de tempo para a construção do plano e os resultados das consultas à sociedade. É um hotsite dinâmico e que tem objetividade, tornando clara a compreensão sobre o que significa o plano”, explicou Marcel de Castro, diretor de TI do Ministério Público.

“Por meio dele, estamos ajudando a dar mais visibilidade aquilo que o Ministério Público de Alagoas pensa para os próximos seis anos”, completou.

Colégio de Procuradores conhece construção do novo PEI do Ministério Público de Alagoas