O Plano Estratégico Institucional (PEI) do Ministério Público do Estado de Alagoas deverá ficar pronto em breve. Nessa sexta-feira (3), aconteceu, no prédio-sede da instituição, a última reunião para finalizar as discussões sobre os programas e ações que deverão ser prioridade do órgão ministerial para os próximos seis anos, a partir de 2023, tendo sido definidos os indicadores que medirão o cumprimento das metas estabelecidas.

O encontro, que foi coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), teve a participação dos membros do Comitê de Planejamento Estratégico do MPAL que, reunidos durante toda a manhã, definiram os principais indicadores que vão aferir o cumprimento das ações ligadas a cada um dos programas definidos pelos eixos temáticos e finalísticos.

Para o período compreendido entre os anos de 2023 e 2026, o Ministério Público do Estado de Alagoas vai concentrar sua atuação finalística nas seguintes áreas: consumidor/fundações; combate à corrupção/patrimônio público; enfrentamento ao crime/crime organizado/lavagem de dinheiro; direitos humanos/idoso/pessoa com deficiência; educação; criança e adolescente; defesa do meio ambiente/habitação e urbanismo/patrimônio histórico e cultural; proteção à mulher/grupos vulneráveis (negros, indígenas, pessoa em situação de rua e LGBTQIA+); e saúde. Tudo isso será explorado pelo trabalho direto desenvolvido por procuradores de Justiça e promotores de Justiça.

Já na área meio, composta por servidores, as temáticas estruturantes estarão ligadas aos temas da comunicação social, controle interno, gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão orçamentária, tecnologia da Informação, capacitação, Corregedoria-Geral, Ouvidoria e Escola Superior do Ministério Público.

Após concluída essa fase de discussão, agora a Assessoria de Planejamento Estratégico do MPAL irá se debruçar sobre todas as informações colhidas para, a partir desse momento, colocar no papel o PEI.

PEI do Ministério Público de Alagoas passa agora para a fase final de construção dos programas e ações