Foi realizada, nesta terça-feira (26), a 4ª reunião do Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas. O encontro voltou a discutir o calendário de atividades para a construção do Plano Estratégico Institucional 2023/2029 (PEI) e conheceu o andamento das ações executadas pela Escola Superior do Ministério Público e pelo projeto Mensageiros da Esperança.

A reunião foi comandada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pelo subprocurador-geral Administrativo Institucional, Valter Acioly. Em suas falas, eles agradeceram o empenho de membros e servidores na execução dos 26 programas e projetos do MPAL e reforçaram a importância do comprometimento de todos na elaboração do novo PEI. “O futuro Plano Estratégico Institucional trará tudo aquilo que será prioridade para o Ministério Público de Alagoas para os próximos seis anos, tanto na área finalística quanto na área meio. Precisamos nos preparar para esse momento, pensar em como podemos contribuir para melhorar a vida do cidadão e de que forma vamos aperfeiçoar a prestação de serviços da nossa instituição”, afirmou Márcio Roberto.

“Temos certeza que a construção do PEI será um processo de grande aprendizado para cada um de nós que estará participando das oficinas. É com esse espírito colaborativo que iremos fazer um plano capaz de atender aos anseios da sociedade”, comentou Valter Acioly.

Oficinas acontecerão em maio

Durante o encontro, ficou definido que o novo PEI começará a ser elaborado no dia 30 de maio, ocasião em que a Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) estará em Alagoas para ajudar membros e servidores nesse processo de construção coletiva.

“As oficinas serão divididas entre membros que participarão das discussões sobre os eixos finalísticos e servidores que vão debater sobre os eixos estruturantes. Elas ocorrerão em Maceió e em Arapiraca”, informou a promotora de Justiça Stela Cavalcanti, assessora da Asplage.

As ações em andamento

Na ocasião, o Comitê de Gestão Estratégica do MPAL conheceu as atividades desenvolvidas pela Escola Superior do Ministério Público e pelo projeto Mensageiros da Esperança. Na primeira apresentação, o diretor da ESMP, promotor de Justiça Cláudio Sá, e a servidora da ESMP Emanuela Montoni explicaram sobre o calendário de atividades da unidade de ensino e informou que foram promovidos, somente em 2021, sete eventos on-line, todos com emissão de certificado. A Escola também realizou o curso de formação de novos promotores de Justiça, além de ter feito a seleção de estágio para as áreas meio e fim.

Já a promotora de Justiça Micheline Tenório e a servidora Cristina Mendes fizeram uma explanação sobre o projeto recentemente encerrado Mensageiros da Esperança, que teve a finalidade de desenvolver ações de enfrentamento à depressão, à automutilação e à depressão entre alunos da rede pública de ensino. Ações de capacitação da rede de atendimento e proteção à criança e ao adolescente, atendimento psicológico e atividades educativas e culturais foram desenvolvidas em várias escolas como forma de integrar socialmente esses jovens.

Novo PEI do Ministério Público começará a ser construído em maio