Aconteceu, nesta segunda-feira (21), a terceira reunião do Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas. Em pauta estiveram  a metodologia de trabalho do CNMP para desenvolvimento de planos estratégicos, a nova identidade visual do planejamento estratégico do MPAL e os eixos temáticos que farão parte das ações que nortearão as atividades do órgão ministerial alagoano entre os anos de 2023 e 2029.

Na abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, agradeceu a participação da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), colegiado que vai ajudar o MPAL a melhor elaborar o seu novo plano: “Esse apoio da CPE será fundamental, de modo que possamos elaborar o planejamento estratégico do Ministério Público de Alagoas para os próximos seis anos embasados na melhor e mais eficiente metodologia. Será um novo modelo, mais eficaz e que trata benefícios para a principal destinatária dos nossos serviços, que é a sociedade”, disse ele.

Como age a CPE

Rogério Carneiro, integrante da CPE do CNMP, fez uma apresentação a respeito de como o Conselho Nacional criou a sua própria forma de planejar as ações do órgão. “Primeiro pensamos no diagnóstico, depois, discutimos os eixos temáticos. Após esse processo, partimos para a última rodada, que é a construção de indicadores e metas. E, ao final, quando o plano já está sendo executado, a gente promove a cultura de monitoramento para saber se tudo aquilo que foi planejado foi, de fato, cumprido”, esclareceu ele.

Os eixos temáticos

O encontro também serviu para a apresentação dos eixos temáticos que guiarão a atuação do MPAL entre os anos de 2023 e 2029.

Após consulta pública recente à população alagoana, as sugestões dadas pelos cidadãos envolveram as seguintes áreas: consumidor/fundações; combate à corrupção/patrimônio público; enfrentamento ao crime/crime organizado/lavagem de dinheiro; direitos humanos/idoso/pessoa com deficiência; educação; criança e adolescente; defesa do meio ambiente/habitação e urbanismo/patrimônio histórico e cultural; proteção à mulher/grupos vulneráveis (negros, indígenas, pessoa em situação de rua e LGBTQIA+); e saúde. Tudo isso será explorado pelo trabalho direto promovido pelos promotores de Justiça.

Já na área meio, que envolve os servidores, as temáticas estruturantes estarão ligadas aos temas da comunicação social, controle interno,

gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão orçamentária, tecnologia da Informação, capacitação e Corregedoria-Geral e Ouvidoria.

Identidade visual

Além de tudo disso, também foi apresentada e aprovada a identidade visual desse novo projeto. Elaborada pelo publicitário Thiago Ferreira, a marca tem um desenho geométrico onde peças vão se encaixando.

“Percebam que o símbolo não é um produto fechado, como um círculo ou um quadrado. A ideia foi mostrar que o nosso planejamento estratégico estará sempre em construção, pronto para receber novas contribuições capazes de auxiliar no processo de transformação social. E também é importante destacar que usamos nele elementos que consideramos fundamentais, a exemplo de pessoas, meio ambiente e cultura, detalhou.

Oficinas acontecerão em maio

Com os eixos temáticos definidos, será a vez da realização das oficinas, que estão previstas para acontecer no próximo mês de maio. Será por meio delas que haverá a construção do novo plano estratégico do Ministério Público do Estado de Alagoas. “Será um plano construído a muitas mãos, com o envolvimento de membros e servidores comprometidos em fazer um Ministério Público melhor e mais eficiente”, defendeu a promotora de Justiça Stela Cavalcanti, que coordena a Asplage do MPAL.

As oficinas serão desenvolvidas em Maceió e em Arapiraca e vão ser comandadas pela Comissão de Planejamento Estratégico – CPE, do CNMP e pela Assessoria de Planejamento e Gestão – Asplage do MPAL

MPAL apresenta eixos temáticos e identidade visual do seu novo planejamento estratégico para 2023-2029