O Ministério Público do Estado de Alagoas e a Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) assinaram, de forma virtual, na manhã desta quinta-feira (23), o termo de adesão para que a unidade ministerial alagoana passe a fazer parte do Mapa Estratégico Nacional do Ministério Público 2020/2029. A iniciativa, dentre outras coisas, visa auxiliar o MPAL na construção do seu novo planejamento estratégico para os próximos seis anos.

O documento contou com as assinaturas do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e do conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Moacyr Rey Filho, e faz parte do procedimento interno da CPE nº 0.00.000.000072/2018-94.

“Dentro do Ministério Público, o planejamento estratégico tem a missão de traduzir as diretrizes que a instituição assume dentro de cada área de atuação, seja ela fim ou meio. Ele serve como um instrumento balizador de prioridades e meio pelo qual as ações planejadas serão executadas, de forma estruturada e consistente, sempre de maneira transparente e que traga benefícios para a sociedade. Então, visando esse objetivo, nós vamos discutir e colocar no papel o nosso próximo planejamento e as orientações da CPE serão fundamentais para que pensemos nosso futuro plano com base no mapa estratégico do CNMP. Queremos um documento que nos traga, na prática, bons e eficazes resultados em prol da instituição e do cidadão alagoano”, afirmou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O presidente da CPE, Moacyr Rey Filho, falou da alegria em ver o MPAL fazendo adesão. “É uma honra participar desse momento e estamos inteiramente à disposição dos senhores para auxiliar no que for necessário. Reforço a importância dessa adesão e agradeço ao PGJ Márcio Roberto e toda equipe por essa oportunidade de crescermos juntos, uma vez que o planejamento estratégico nacional tem o objetivo de ser justamente um trabalho orientador e direcionador para todos aqueles que o integram. A ideia é que ele se transforme em uma ferramenta útil de uso de cada promotor e servidor, para que possamos pensar estrategicamente e entender o sentido e o propósito na nossa missão institucional”, disse ele.

O Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público foi criado pelo CNMP e recomendado a todos os MPs do Brasil como forma das unidades elaborarem o seu diagnóstico de necessidades e ações futuras. Nele, cada uma delas deve fazer a definição dos indicadores estratégicos e metas estaduais, a normatização e publicização desse planejamento, a criação do modelo de governança e gestão e o desenvolvimento do seu plano de implementação.

A cerimônia de assinatura contou com as presenças do chefe de gabinete do MPAL, promotor de Justiça Humberto Bulhões, e da assessora da Asplage, promotora de Justiça Stela Cavalcanti.

O plano futuro

A construção do novo plano estratégico do Ministério Público do Estado de Alagoas, que deverá contar com a participação de membros e servidores, será coordenada pela Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplage) e as discussões para a sua concretização começarão a partir do mês de maio. “Teremos oficinas tanto em Maceió quanto em Arapiraca. Elas serão aplicadas pela CPE e terão muito a contribuir para que nos sintamos devidamente capacitados, de modo que possamos construir o plano futuro com ações capazes da transformação social que desejamos”, explicou a promotora de Justiça Stela Cavalcanti.

Apoio na construção do plano

Por meio desse convênio, a Comissão de Planejamento Estratégico fará a assessoria técnica ao Ministério Público de Alagoas e o fornecimento de informações sobre aquilo que planejou o próprio CNMP, de modo que membros e servidores do órgão alagoano possam se capacitar para preparar o novo planejamento do MPAL.

MPAL assina termo de adesão ao Mapa Estratégico Nacional do Ministério Público